Conselhos de Medicina pedem regulamentação da EC 29

18/09/2011 00:07

 

Para as entidades, a medida deve vir acompanhada de ações que reforcem os mecanismos de controle e de fiscalização dos recursos para a saúde
 
Os Conselhos de Medicina de todo o país ressaltaram nesta sexta-feira (16), por meio de nota, seu apoio à aprovação do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, previsto para entrar em votação ainda em setembro, depois de quase uma década de tramitação no Congresso Nacional.
 
No entanto, as entidades médicas chamam a atenção para que a medida seja acompanhada de ações que reforcem os mecanismos de controle e de fiscalização, para evitar desperdícios e assegurar o uso dos recursos em projetos que contribuam para a melhora da assistência.
 
A solicitação de mais investimentos na Saúde é uma bandeira histórica dos Conselhos de Medicina. Neste momento, para as entidades, a aprovação da regra “será fundamental para dar prioridade à saúde no país, assegurando a extensão das anunciadas conquistas na área econômica ao terreno das políticas sociais, dentre as quais o SUS ocupa espaço de destaque”.
 
  
Confira a íntegra da nota abaixo 
 
 
NOTA EM DEFESA DA REGULAMENTAÇÃO DA EC 29
 
 
Brasília, 15 de setembro de 2011 
 
 
Os médicos brasileiros, preocupados com o futuro da assistência oferecida à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vêm a público – por meio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) – reforçar seu apoio à votação imediata do projeto de regulamentação da Emenda Constitucional 29, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
 
O aporte de recursos garantidos pela implementação dessa medida será fundamental para dar prioridade à saúde no país, assegurando a extensão das anunciadas conquistas na área econômica ao terreno das políticas sociais, dentre as quais o SUS ocupa espaço de destaque.
 
No entanto, os médicos defendem que o contingenciamento dos orçamentos públicos para investir em saúde – o que está previsto no texto em discussão - seja acompanhado de medidas que garantam o controle efetivo dos gastos, o que pode evitar desperdícios e desvios e assegurar novos avanços para a assistência na rede pública.
 
Neste sentido, esperamos que a aprovação da regulamentação da EC 29 permita, entre outros pontos, a criação de uma carreira de Estado no SUS para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, o que pode, efetivamente, contribuir para a fixação dos profissionais em áreas de difícil provimento.
 
 
 
Conselho Federal de Medicina (CFM)
Conselhos Regionais de Medicina (CRMs)

Novidades

Eduardo Varandas garante que sua posição contra Cruz Vermelha no Trauma não tem cor partidária

23/09/2011 10:57
  O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba voltou, agora há pouco, a falar na audiência...

Governo descarta 10% do PIB para a saúde

23/09/2011 10:57
  O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o governo vai trabalhar...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>